sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Boas-vindas: a USP recicla com o USP Recicla

por Juliana Miasso, 3º ano (Letras) e Simone Oliveira, 6º ano (Letras)

Além da intensa vida acadêmica, do convívio social e da produção e circulação de conhecimento, a Universidade de São Paulo também se preocupa com o Meio Ambiente.
Pesquisas ligadas ao desenvolvimento sustentável, à reciclagem de materiais, à preservação ambiental, ao cuidado com animais em extinção, à despoluição do ar e ao consumo consciente da água são feitas pelo corpo docente e discente dos campi como forma de ajudar a manter o planeta em boas condições para que o habitemos.
Um dos projetos institucionalizados pela universidade e que busca colaborar para a conscientização na reutilização e reciclagem de materiais, contribuindo assim para a diminuição da produção de resíduos que poluem o Meio Ambiente, é o USP Recicla, junto à Agência USP de Inovação.
O USP Recicla busca transformar a Universidade de São Paulo em um bom exemplo de consumo responsável e de destinação adequada dos resíduos – objetivos importantes nos dias de hoje e bastante discutidos em âmbito mundial.
O público prioritário do programa é a comunidade USP, que conta com cerca de 85 mil pessoas. Estando presente nos seis campi da universidade, o programa conta com a atuação direta de aproximadamente 500 pessoas, entre docentes, funcionários e estudantes. O programa, porém, também atende o público em geral, por meio de divulgação de informações, atendimento via telefone e e-mail, atendimento a visitantes e realização ou colaboração em eventos abertos à sociedade em geral (como, por exemplo, a parceria com Prefeituras Municipais e a promoção de atividades e projetos em escolas).
A implantação do programa depende da decisão da própria unidade ou órgão. Após o dirigente da unidade/órgão constituir a Comissão Interna USP Recicla, inicia-se a implantação do programa (os estudantes também podem se integrar à Comissão Interna de suas respectivas unidades).
Infelizmente, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), apesar de ser a maior unidade do campus da capital, é uma das unidades que ainda não participa do programa. Entretanto, a unidade já conta com a sua Comissão USP Recicla, coordenada pela Profa. Dra. Marlene Suano. Essa comissão buscará que o programa seja implantado na unidade assim que possível.

Além disso, é também com esse motivo principal que o Núcleo FFLCH de Meio Ambiente foi criado (através do Centro Acadêmico da faculdade de Letras), para que possamos nos unir a essa comissão e ajudar no que for necessário para que contemos com o USP Recicla na nossa faculdade ainda neste ano de 2009.

Esperamos que todos os Centros Acadêmicos e estudantes da FFLCH se integrem a este núcleo e o tomem para si se assim quiserem e, dessa forma, que todos participemos, colaboremos e trabalhemos para que a implantação do USP Recicla na FFLCH realmente aconteça. Acreditamos que apenas com a ajuda de todos isso será possível.

Sejam todos bem-vindos ao Núcleo FFLCH de Meio Ambiente e mãos à obra!

Fale conosco e participe:

meioambientefflch@gmail.com

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário